quarta-feira, 27 de maio de 2009

Louvai ao Senhor!




Texto base: Salmo 9:1,2:

"Eu te louvarei, Senhor, de todo o meu coração; contarei todas as tuas maravilhas. Em ti me alegrarei e saltarei de prazer; cantearei louvores ao teu nome, ó Altíssimo."

No antigo testamento há 3 palavras que expressam o louvor dos israelitas:

  1. barak - bendizer;
  2. balal - aleluia, que quer dizer "louvai ao Senhor";
  3. yadah - dar graças.
Você pode louvar para agradecer, como fizeram os israelitas depois da passagem do Mar Vermelho (Êxodo 15, ver versículo 2), com um hino de louvor e graça ao Senhor. No texto, Moisés declara as maravilhas que o Senhor tinha feito na sua época.

Você pode ainda louvar ao Senhor simplesmente por um anseio da sua alma, como no texto em Juízes 5 (ver versículos 2 e 9). Davi também louvava ao Senhor por um anseio da alma (II Samuel 22:50 e Salmo 108:3).

O louvar se estende também ao Novo testamento. Jesus louvou ao Pai (Mateus 11:25). Tiago nos conclama a louvar ao Senhor (Tiago 5:13). Em apocalipse, João contempla uma multidão de santos e anjos louvando a Deus continuamente.

Louvar a Deus é uma das atribuições dos anjos (Salmo 103:20), e é privilégio dos servos de Deus, tanto crianças (Salmo 8:2), como adultos (Salmo 135:1). E Deus ainda convoca todas as nações a louvarem o seu nome (Salmo 117:1). Ou seja, todas as pessoas da Terra estão convocadas a entoar, bem alto, louvores ao Senhor.

E como o nosso Deus é tremendo, Ele ainda conclama a natureza inanimada a louvá-Lo, como por exemplo, o sol, a lua e as estrelas (Salmo 19:1-4 e Salmo 148:3), e os raios, o granizo, a neve e o vento (Salmo 148:8).

"Que louvem o nome do Senhor pois só o seu nome é exaltado; a sua glória está sobre a terra e o céu"

Ainda as montanhas, colinas, rios e mares (Salmo 98:7,8) todos os tipos de árvores (Salmo 148:9) e todos os tipos de seres vivos (Salmo 69:34).

Bendito seja o nosso DEUS!!

Senhor Jesus, Obrigada por mais uma vez, ser um instrumento, para a realização da Tua vontade!
Toda glória e toda honra sejam dadas a Ti. Amém.

Um comentário: